Description
:
Varetas lisas em madrepérola terminadas em forma de lóbulos entre guarnição dupla de renda. Folha em tafetá tendo, ao centro, busto de d. Pedro I pintado a guache. Alça do eixo em metal com pedra de arremate. Borla em fio de seda.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Pedro de Alcântara foi o primeiro imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831. Também foi rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa, a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim, um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil. Como príncipe regente, após a partida de seu pai para Portugal, fez a independência da colônia lusa na América em 7 de setembro de 1822. Após a morte de d. João VI, em 1826, d. Pedro é designado rei de Portugal pela regente d. Isabel Maria, sua irmã mais velha, e outorga aos portugueses a Carta Constitucional de 1826, sendo coroado d. Pedro IV, abdicando a seguir, em favor de sua filha, d. Maria da Glória (futura rainha d. Maria II). Incapaz de lidar com problemas no Brasil e em Portugal, d. Pedro parte para a Europa em 1831, abdicando o trono brasileiro em favor de seu filho Pedro, que se tornaria o segundo imperador do Brasil. Em solo europeu, a guerra civil travada entre liberais, liderados por d. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão d. Miguel, que também pretendia o trono, adiou a coroação de d. Maria até 1834, ano da morte do primeiro imperador do Brasil.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil - http://www.suapesquisa.com/biografias/d_pedro_i.htm - http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/primeiro_reinado.htm - http://www.infoescola.com/biografias/dom-pedro-i/
Não disponível para digitalização.