Description
:
Pertenceu a Emília Pardo Bazán, condessa de Pardo Bazán. Varetas em madrepérola com ornamentação de flores e folhagens gravados e incrustados com folha de ouro. Reservas com motivos florais pintados a guache. Varetas mestras em metal lavrado, cravejadas com turmalinas. Folha em papel com litografia colorida ao centro, apresentando busto do príncipe real d. Pedro condecorado com as placas das três ordens militares portuguesas, a Ordem da Torre e Espanha, a Ordem de Carlos III e a insígnia do Tosão de Ouro. Busto ladeado por folhas de louro, palma e bandeiras com legendas pintadas a nanquim. À esquerda, "VIVÂO / OS / BRASILEIROS", "VIVÂO / OS / FLUMINENSES"; à direita, "VIVÂO / OS / PAULISTAS", "VIVÂO / OS / MINEIROS". Bandeiras cruzadas, atadas por uma fita com legenda em nanquim "O SALVADOR DA PATRIA". Bandeiras e ornatos florais pintados a nanquim e ouro figuram em ambos os lados da folha. Verso com ornatos florais e folhas estilizadas, pintados a nanquim e ouro. No centro, à esquerda, os dizeres manuscritos em castelhano, "D. PEDRO I DEL BRASIL Y IV. DE PORTUGAL". Eixo com pedra de arremate.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil - http://www.infoescola.com/biografias/dom-pedro-i/ - https://es.wikipedia.org/wiki/Emilia_Pardo_Baz%C3%A1n - http://www.cervantesvirtual.com/portales/pardo_bazan/autora_biografia/ - https://books.google.com.br/books?id=qTCxYTVbTaYC&pg=PA1&lpg=PA1&dq=emilia+pardo+bazan&source=bl&ots=vdJyt-FJAn&sig=6AeSLXqjNQDvP15mPpoEKvztxEU&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwic7vmXpv3VAhWDTSYKHVGMD6IQ6AEIYzAI#v=onepage&q=emilia%20pardo%20bazan&f=false
Emília Pardo Bazán nasceu em La Coruña, no dia 16 de setembro de 1851, e faleceu em Madri, em 12 de maio de 1921. Condessa por nascimento, foi uma nobre e aristocrata novelista, jornalista, crítica literária, poetisa, dramaturga, tradutora, editora, catedrática e conferencista espanhola que introduziu o naturalismo literário em seu país influenciada por Émile Zola, consagrado escritor francês. Precursora sobre os direitos das mulheres e do feminismo, reivindicou a instrução às mulheres como algo fundamental e dedicou uma parte importante de sua atuação pública defendendo suas ideias. Em todas as suas obras, incorporou essas ideias sobre a modernização da sociedade espanhola e sobre todos os direitos e oportunidades que as mulheres deveriam ter tanto quanto os homens de sua época. Casou-se aos 16 anos com José Quiroga y Pérez Deza, de cujo matrimônio nasceram três filhos. Sua filha Blanca casou-se com o marquês e militar da cavalaria espanhola, José Cavalcanti. É através dela que o leque chega às mãos do doador como presente de casamento.
Pedro de Alcântara foi o primeiro imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831. Também foi rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa, a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim, um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil. Como príncipe regente, após a partida de seu pai para Portugal, fez a independência da colônia lusa na América em 7 de setembro de 1822. Após a morte de d. João VI, em 1826, d. Pedro é designado rei de Portugal pela regente d. Isabel Maria, sua irmã mais velha, e outorga aos portugueses a Carta Constitucional de 1826, sendo coroado d. Pedro IV, abdicando a seguir, em favor de sua filha, d. Maria da Glória (futura rainha d. Maria II). Incapaz de lidar com problemas no Brasil e em Portugal, d. Pedro parte para a Europa em 1831, abdicando o trono brasileiro em favor de seu filho Pedro, que se tornaria o segundo imperador do Brasil. Em solo europeu, a guerra civil travada entre liberais, liderados por d. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão d. Miguel, que também pretendia o trono, adiou a coroação de d. Maria até 1834, ano da morte do primeiro imperador do Brasil.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO I, imperador do Brasil, 1798-1834
PEDRO IV, rei de Portugal ver Pedro I, imperador do Brasil, 1798-1834
BAZÁN, Emília Pardo, condessa de Pardo Bazán, 1851-1921
PARDO BAZÁN, condessa de ver Bazán, Emília Pardo, condessa de Pardo Bazán, 1851-1921