Description
:
Varetas em madrepérola entalhadas com motivos florais gravados e aplicações em folha de ouro. Folha em seda com reserva oval pintada a guache com a efígie de d. Pedro II, na época da maioridade, circundada por ramos de fumo e café, encimada pela coroa imperial. O imperador aparece com a insígnia do Tosão de Ouro e a faixa da Ordem Imperial do Cruzeiro. Abaixo, fita com a inscrição "D.P.II.". À esquerda, fita com os dizeres "CONVENTO DA AJUDA" e sua representação abaixo. À direita, "N. S. DA GLORIA" com sua representação e o Pão de Açúcar ao fundo. Verso sem decoração. Alça do eixo em metal com pedra arrematando.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
A Declaração da Maioridade de d. Pedro II ocorreu em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, pondo fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar maior idade ao jovem Pedro II antes que completasse 15 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para d. Pedro II, para que este, embora inexperiente, pudesse pôr fim às disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que, com a figura do imperador, deteriam as revoltas que estavam ocorrendo no país. D. Pedro foi coroado imperador em 18 de dezembro de 1841, aos 15 anos de idade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_da_Maioridade - https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/07/18-julho-1841-coroacao-imperador-dom-pedro-ii - http://brasilescola.uol.com.br/historiab/o-golpe-maioridade.htm - http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242439
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891