xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
História das Artes:
https://www.historiadasartes.com/prazer-em-conhecer/johann-moritz-rugendas
Rugendas nasceu no dia 29 de março de 1802, na cidade de Augsburgo, na Alemanha. Foi integrante da missão do barão de Georg Heinrich von Langsdorff, que o trouxe para o Brasil. Chegou em território brasileiro no ano de 1821 e ao Rio de Janeiro em 1822. Ao longo de suas andanças, acabou se dedicando ao registro dos costumes locais, deixando claras as classificações da botânica e dos tipos humanos.
O artista permaneceu no Brasil até 1825, quando voltou à sua terra natal para prestar contas de suas tarefas na missão científica ordenada pelo barão von Langsdorff. Em 1831, Johann Moritz Rugendas embarcou por conta própria em uma nova viagem ao continente americano com o intuito de conhecer diversos outros países. Mais tarde, com o apoio do naturalista Alexander von Humboldt e já novamente no continente europeu, publicou suas memórias de viagem e transformou alguns desenhos e aquarelas nas litografias que integraram o luxuoso álbum “Viagem Pitoresca ao Interior do Brasil”. Até hoje o livro é considerado um dos mais importantes documentos iconográficos sobre o Brasil do século XIX.
O artista faleceu no dia 29 de maio de 1858, na cidade de Weilh, em situação financeira não muito favorável, e amargurado pela certeza do fracasso artístico.
Esta aquarela corresponde à prancha 4/17 do álbum "Voyage Pittoresque".