Description
:
Varetas em charão ornadas com motivos florais pintados, sendo as varetas mestras decoradas em relevos. Folha em papel com efígie de d. Pedro II na época da maioridade, pintado em aquarela, dentro de uma reserva oval encimada pela coroa imperial. Na base, a legenda "VIVA D. PEDRO II / IMPERADOR / DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL" circundada por estrelas e ramos de café e tabaco. Ladeando a composição, dois gênios que seguram o cetro bragantino do qual pende a insígnia da Ordem Imperial do Cruzeiro à esquerda e a Bandeira do Império do Brasil à direita. Nos dois extremos, as figuras de um mandarim e de uma dama chinesa. Guarnição com flores pintadas a guache. No verso, ave-do-paraíso entre ramos de flores.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
A Declaração da Maioridade de d. Pedro II ocorreu em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, pondo fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar maior idade ao jovem Pedro II antes de completar 15 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para d. Pedro II, para que este, embora inexperiente, pudesse pôr fim às disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo no país. D. Pedro foi coroado imperador em 18 de dezembro de 1841, aos 15 anos de idade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_da_Maioridade - https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/07/18-julho-1841-coroacao-imperador-dom-pedro-ii - http://brasilescola.uol.com.br/historiab/o-golpe-maioridade.htm - http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242439
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891
CHINA