Description
:
Varetas em metal filigranado e esmaltado. Folha em papel com pintura a guache tendo, ao centro, d. Leopoldina com d. Maria da Glória ao colo. À sua frente, uma alegoria ajoelhada representando o Brasil e atrás, a representação das Três Graças. À direita da cena, as Três Parcas: Glotho com uma roca, Lachesis fazendo girar o fuso e Atropos cortando o fio. À esquerda, o Gênio da Poesia acompanhado pelos gênios da História e da Pintura que escrevem versos em um quadro ornado com as Armas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Fundo com trabalho em folha de ouro. Guarnição decorada com pinturas de folhas. Verso com pintura de pássaros sobre pedras e galho ladeados por rosas. Guarnição similar. Alça do eixo em metal.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
http://historiahoje.com/d-leopoldina-e-d-pedro-o-avesso-dos-contos-de-fadas/ - https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Leopoldina_de_%C3%81ustria - https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Leopoldina_de_%C3%81ustria - http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/primeiro_reinado.htm - https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=267755
Maria da Glória nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de abril de 1819, e morreu em Lisboa, no dia 15 de novembro de 1853. Apelidada de "a Educadora" e "a Boa Mãe", foi rainha de Portugal e Algarves em dois períodos diferentes: primeiro, de 1826 até ser deposta em 1828 por seu tio Miguel e, depois, de 1834 até sua morte. Era filha mais velha do imperador Pedro I do Brasil, que também reinou Portugal brevemente como Pedro IV, com sua primeira esposa, a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria. Foi a única monarca europeia a nascer numa colônia, apesar de o Brasil ser solo português. Com o título de rainha Maria II, enfrentou uma grave crise financeira no início de seu reinado, resultando numa guerra civil e nas invasões francesas. Enfrentou também uma série de movimentos de revolução e contrarrevolução, como a Revolução de Setembro e a Revolta dos Marechais. Em 1838 aprova a 3ª Constituição portuguesa. Em 1846 é confrontada com a revolta da Maria da Fonte e uma nova guerra civil - a Patuleia. O seu reinado ficou marcado pela passagem do absolutismo ao constitucionalismo. Após a sua morte, seu marido, o príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, que se tornou rei consorte após o casamento, regeu o trono português por duas vezes.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
MARIA DA GLÓRIA, princesa do Brasil ver Maria II, rainha de Portugal, 1819-1853
MARIA II, rainha de Portugal, 1819-1853
LEOPOLDINA, imperatriz do Brasil, 1797-1826