Description
:
Xícara e pires para chocolate de porcelana branca. A xícara é decorada com um ramo de flores coloridas sobre um filete dourado, na parte externa. Abaixo das flores há uma inscrição. A cercadura é dourada e a base possui filete dourado. Presa à borda está uma peça com cercadura dourada que evita o contato da bebida com o bigode. O pires é liso com cercadura dourada na borda. Marca do fabricante no fundo da xícara.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Porcelana fina produzida pela manufatura de Carlos VII, rei de Nápoles, em 1743, no palácio de mesmo nome. A pasta branca é de produção escassa mas de alta qualidade, era considerada um excelente suporte para a pintura, normalmente, motivos florais, paisagens napolitanas ou personagens da Commedia dell’arte, com uma decoração rococó. Quando Carlos VII assume o trono da Espanha, a fábrica e os artesãos são transferidos para Madri e contribuem para a criação da fábrica Buen Retiro.
Fernando IV, sucessor de Carlos, reabre a fábrica, transferindo-a para Villa Reale, em Portici e em seguida para Nápoles, onde funcionou até o marquês Ginori, em Doccia, apoderar-se de muitos dos moldes. Ou seja, algumas peças tidas como Capodimonte são provenientes da Doccia.