Description
:
Medalha de bronze geral campanha do Paraguai em formato de cruz de malta. O campo do anverso é constituído de uma inscrição circulada por uma coroa fechada de ramos de carvalho entrelaçados por duas fitas. O campo do reverso é composto por uma data circulada por uma coroa fechada de ramos de carvalho entrelaçados por duas fitas. Possui argola, passador de prata com um número ao centro e fita listrada nas cores verde, branca e amarela.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Cinco meses após o fim da guerra, o Governo Imperial concedeu ao Exército Brasileiro uma medalha geral por Decreto nº 4560 de 6 de agosto de 1870, referendado pelo barão de Muritiba, ministro de Estado dos Negócios de Guerra. O Decreto nº 4573 de 20 de agosto de 1870 referendado pelo ministro da Marinha, barão de Cotegipe, estende a medalha à Armada. Posteriormente, o uso da medalha foi estendido aos aliados uruguaios e argentinos.
Esta peça é cunhada com o bronze dos canhões tomados dos inimigos. São representadas na fita as cores nacionais e as dos aliados. O passador de ouro é de uso dos oficiais generais e superiores. O número indica os anos de campanha. O agraciado usava o tempo todo a medalha com o passador correspondente, sem poder mudar o metal à medida que ascendia na carreira militar. Foram feitos dois passadores. Um maior pela Casa da Moeda e outro pequeno, pela joalheria de Victor Resse.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subjects
HISTÓRIA DO BRASIL
BRASIL - IMPÉRIO, 1822-1889
EXÉRCITO. BRASIL
PERSONALIDADES
PARAGUAI, guerra do, 1865-1870