Description
:
Medalha de prata, portátil, comemorativa da campanha do Uruguai. O campo do anverso é constituído pela efígie de dom Pedro II virado para a esquerda. O campo do reverso é composto por uma inscrição entre dois ramos de louro atados por um laço. A medalha é encimada por uma argola.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Conhecida também como Medalha de Paisandú, foi concedida pelo Governo Imperial para agraciar os combatentes que compuseram o Exército em operações na República do Uruguai, por relevantes serviços prestados sob o Comando do Marechal de Campo João Propício Menna Barreto, barão de São Gabriel.
Conforme decreto nº 3468, de 08 de maio de 1865, todos os praças de linha e Guarda Nacional que participaram da Campanha no Uruguay, deveriam usar a medalha pendente por fita em duas cores, azul e vermelho, em listras de mesmo tamanho. Os Oficiais Generais utilizavam pendente ao pescoço, enquanto os Oficiais Superiores, Capitães e Subalternos e praças de “pret” utilizavam ao lado esquerdo do peito, sendo as dos primeiros em ouro, as dos segundos em prata e as dos últimos em liga de cobre e estanho.
Através do decreto nº 3488, de 28 de junho de 1865, faz-se extensivo aos combatentes que compuseram as guarnições dos Navios da Esquadra, sob o comando do Visconde de Tamandaré, o uso da Medalha da Campanha do Uruguai.
Desconhecemos os gravadores desta medalha, mas acreditamos que a joalheria Victor Resse seja responsável pela cunhagem da medalha em ouro, por trazer ao topo da medalha uma esfera para segurar a argola, característica desta joalheria.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891
PARAGUAI
URUGUAI
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subjects
COMEMORAÇÕES
HISTÓRIA DO BRASIL
BRASIL - IMPÉRIO, 1822-1889
PARAGUAI, guerra do, 1865-1870