Description
:
Xícara e pires para café de porcelana branca. A parte externa da xícara é decorada com flores e ornatos em alto-relevo. A parte interna é decorada com flores. A borda apresenta guirlanda de argolas pretas e cercadura dourada. A asa e a base possuem filetes dourados. O pires possui três ramos de flores na borda decorada com ornatos em alto-relevo e guirlanda de argolas pretas. A cercadura é dourada na borda e no centro do pires onde se vê uma flor laranja. Marca do fabricante no fundo de ambas as peças.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Até o século XVIII, a Alemanha importava porcelana da China por preços muito caros. Foi então que Johann Friedrich Böttger com ajuda de outros pesquisadores começaram, em segredo, a desvendar o mistério da produção de porcelana no castelo de Albrechtsburg, em Meissen, a mando de August der Stark, rei da Polônia e eleitor da Saxônia.
Mesmo com o maior cuidado e sigilo, o segredo foi roubado por Samuel Stölzel em 1719 e levado para Viena. Isso fez com que a Meissen decidisse marcar os seus produtos para eles não serem imitados ou falsificados. Por isso que, em 8 de novembro de 1722, o inspetor de fabricação Johann Melchior Steinbrück propôs identificar as peças com o símbolo das espadas cruzadas. Inicialmente, eram usadas as iniciais do rei August (AR - Augustus Rex) ou KPM (Königliche Porzellan-Manufaktur), que significa fabricação de porcelana real. Mas, desde 1731, as espadas são o símbolo oficial. Com o passar dos anos foram adicionados às espadas estrelas ou pontos, hoje em dia só as espadas.