Description
:
Xícara e pires para café de porcelana branca. As bordas das partes interna e externa da xícara são douradas com ornamentos e filete de mesma cor. A parte externa, a asa e os pés são filetados de dourado. O pires é decorado com duas reservas estilizadas douradas, ornamentos dourados e quatro inscrições também douradas. A borda possui filete dourado. Marca do fabricante no fundo de ambas as peças.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Ambas as peças possuem o mesmo RG porém não parecem fazer parte do mesmo conjunto.
A porcelana Mauá surgiu através da volta de Fritz Erwin Schmidt ao Brasil em 1933. Com apenas 16 anos foi mandado para o exterior e começou a estudar sobre as técnicas de fabricação de artigos de barro tipo “Bunzlau”, uma espécie de grês fino. Em 1937, fundou junto com empresários locais a Porcelana Mauá. Como não tinha recursos para contratar mão de obra mais especializada, treinou seus familiares, transformando-os em técnicos capacitados.
Em 1942, após desentendimentos com os sócios, pediu demissão e junto com ele todos os membros da família se retiraram da fábrica, que chegou a parar a produção naquele ano voltando a operar depois com novos técnicos. Após quase um ano trabalhando em outras fábricas, em 1943, fundou a Porcelana Real em Mauá.