Description
:
Medalha de cobre comemorativa do jubileu de João Bráulio. O campo do anverso é constituído pelo busto do homenageado de perfil, voltado para a direita. A orla possui uma legenda. No canto inferior, assinatura do gravador. O campo do reverso é composto por uma balança, uma palma e um punhal. A orla possui uma legenda.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
João Bráulio Muniz nasceu no Maranhão, em 1796, e faleceu em 20 de setembro de 1835, no Rio de Janeiro, aos 39 anos de idade. Era membro de uma rica família aristocrática. Foi uma das lideranças políticas que governou o Brasil no período regencial. Diplomado em Direito pela faculdade de Olinda, passou a exercer a carreira de advogado até entrar para a política. Foi deputado da Assembleia Geral. Alcançou grande respeito entre seus companheiros do partido liberal. Em 17 de Junho de 1831, foi eleito para a Regência Trina Permanente, que substituiu a provisória. Fundou um dos primeiros jornais do Brasil, o "Astréa", e o "Farol Paulistano" junto com seu amigo e também político, José da Costa Carvalho. Seus restos mortais se encontram enterrados na Capela dos Terceiros do Carmo, em São Paulo.
Augusto Giorgio Girardet nasceu em 28 de novembro de 1855. Começou estudando com o pai e, depois, na Escola de Belas Artes de Roma. Em 1833, vai para Paris especializar-se em gravura em metal.
Em 1891, vem para o Brasil colaborar com a Casa da Moeda. Em 1892, por sugestão de Rodolpho Bernardelli, participou, vencendo o concurso para a cadeira de gravura de medalhas e pedras preciosas na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular até 1912, quando foi nomeado, novamente através da competição, professor real, ensinando até 1934. Naturalizou-se brasileiro e se tornou o maior medalhista no século XX.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
MUNIZ, João Bráulio
GIRARDET, Augusto Giorgio, 1855-1955