Description
:
Medalha de prata em homenagem ao barão Homem de Mello. O campo do anverso é constituído pela efígie do barão de óculos e barba. Do lado esquerdo da orla, uma legenda e do lado, direito, outra. Abaixo da cabeça, a assinatura do gravador. O campo do reverso é constituído por um globo terrestre sobre base retangular com uma inscrição. Nas laterais da base, ramos de café terminando sobre o globo terrestre. Possui fundo raiado. No canto inferior, à direita, assinatura do gravador e no exergo, a data.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Francisco Ignácio Marcondes Homem de Mello nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, em 1° de maio de 1837, e faleceu em 4 de janeiro de 1918. Filho do major Francisco Marcondes Homem de Mello e de Ana Francisca de Mello, viscondes de Pindamonhangaba, e irmão do comandante da Guarda de Honra de dom Pedro I, que o acompanhou na viagem a Santos, na qual foi proclamada a independência do Brasil, era professor, historiador e geógrafo. Estudou Humanidades no Seminário de Mariana, em Minas Gerais. Diplomou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, aos 20 anos de idade. Interessado pela política, foi bastante atuante no Império e o mais entusiasta na construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, depois chamada Pedro II, atualmente a Central do Brasil. Em 1918, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a vaga de José Veríssimo.
Entre seus cargos, destacamos: Presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, presidente das províncias de São Paulo (1861), Ceará (1865), Rio Grande do Sul (1867) e Bahia (1874), diretor do Banco do Brasil, ministro da Guerra por duas vezes, major honorário do Exército Brasileiro e professor de Mitologia na Escola Nacional de Belas Artes. Foi condecorado, por decreto de 4 julho de 1877, com o título de barão Homem de Mello.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
MELLO, Francisco Inácio Marcondes Homem de, barão HOMEM DE MELLO, 1837-1918
HOMEM DE MELLO, barão ver Mello, Francisco Inácio Marcondes Homem de, barão Homem de Mello, 1837-1918
MATOS, A.
SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO. BRASIL