Description
:
Medalha de bronze em homenagem a Antonio Carlos Gomes. O campo do anverso é constituído pela efígie do homenageado de perfil, ladeado à esquerda por uma inscrição com o seu nome e à direita, por instrumentos musicais. O campo do reverso é constituído pela cabeça de uma mulher ladeada, à esquerda, por uma inscrição e, à direita, ao fundo, por uma lira.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, no dia 11 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Belém do Pará em16 de setembro de 1896. Foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Sua música romântica com temática brasileira e estilo italiano inspirado basicamente nas óperas de Giuseppe Verdi, ultrapassou fronteiras e triunfou junto ao público europeu. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Scala (Itália).
Carlos Gomes começou a estudar música com o pai em São Paulo e continuou os estudos no conservatório do Rio de Janeiro, onde foram apresentadas suas primeiras óperas. Ganhou uma bolsa para estudar em Milão e diplomou-se em 1866.
Em 19 de março de 1870 estreou sua ópera mais conhecida, O Guarani, baseada na obra de José de Alencar, com libreto de Antonio Scalvini. Encenada depois nas principais capitais européias, essa ópera consagrou o autor e deu-lhe a reputação de um dos maiores compositores líricos da época. O sucesso europeu de Il guarany repetiu-se no Brasil, onde Garlos Gomes permaneceu por alguns meses antes de retomar a Milão, com uma bolsa de D. Pedro ll, para iniciar a composição da Fosca, melodrama em quatro atos em que fez uso do Leitmotiv, técnica então inovadora.
Mal recebida pelo público e pela crítica, essa viria a ser considerada mais tarde como a mais importante de suas obras.
A partir de 1882, Carlos Gomes passou a dividir seu tempo entre o Brasil e a Europa.
Com a proclamação da república, perdeu o apoio oficial e a esperança de ser nomeado diretor da Escola de Música do Rio de Janeiro. Retornou então para Milão. Doente e em dificuldades financeiras, compôs seu último trabalho, Colombo, oratório em quatro atos para coro e orquestra a que chamou poema vocal sinfônico e dedicou ao quarto centenário do descobrimento da América. A obra foi encenada em 1892 no Teatro Lírico do Rio de Janeiro.
Em 1895 Carlos Gomes dirigiu Il guarany no Teatro São Carlos, de Lisboa, cidade em que recebeu a última homenagem: foi condecorado pelo rei Carlos I. No mesmo ano chegou ao Pará, já doente, para ocupar a diretoria do Conservatório de Música de Belém, cargo criado pelo governador Lauro Sodré para ajudá-lo.
Augusto Giorgio Girardet nasceu em 28 de novembro de 1855. Começou estudando com o pai e, depois, na Escola de Belas Artes de Roma. Em 1833, vai para Paris especializar-se em gravura em metal.
Em 1891, vem para o Brasil colaborar com a Casa da Moeda. Em 1892, por sugestão de Rodolpho Bernardelli, participou, vencendo o concurso para a cadeira de gravura de medalhas e pedras preciosas na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular até 1912, quando foi nomeado, novamente através da competição, professor real, ensinando até 1934. Naturalizou-se brasileiro e se tornou o maior medalhista no século XX.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
GOMES, Antonio Carlos, 1836-1896
GIRARDET, Augusto Giorgio, 1855-1955
TONICO, pseudônimo ver Gomes, Antonio Carlos, 1836-1896