xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-measurements
A 6,7 cm x L 4,8 cm x E 0,2 cm
Description
:
Medalha de bronze comemorativa do lançamento do monumento em homenagem a dom Pedro II feita pelo povo do Ceará. O campo do anverso é constituído por um círculo com a efígie de dom Pedro II. Do lado esquerdo, um ramo de louro. Abaixo do círculo, uma inscrição. Nos cantos sobre os círculos, ornatos florais. O campo do reverso é composto de pedestal quadrangular, tendo na frente as armas imperiais com inscrição. Sobre o pedestal, dom Pedro II em pé, com a mão esquerda segurando uma espada e a direita apoiada numa coluna. Numa das laterais do monumento, figuras masculinas e inscrições. Junto à base do monumento, a assinatura do escultor. No exergo, local e data.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
O monumento a d. Pedro II está localizado na Praça Caio Prado, em frente à Catedral de Fortaleza. A iniciativa foi de Francisco E. da Mota com o apoio de: Francisco Barbosa de Paula Pessoa, Miguel Fernandes Vieira, padre José Barbosa de Jesus, Tomé A. da Mota e outros. Representa a gratidão dos cearenses pelo monarca quem entre outras coisas, criou o DNOCS e mandou construir o açude Cedro, em Quixadá, para ajudar a população em períodos de seca.
A ideia da ereção da estátua foi lançada no dia 29 de julho de 1905. No dia 14 de agosto de 1913, após arrecadação dos recursos necessários, foi dada a bênção sobre a pedra fundamenta pelo arcebispo d. Joaquim José Vieira. A inauguração foi no dia 07 de setembro de 1913 e teve como orador o dr. Antonio Teodorico da Costa. O trabalho artístico foi do escultor Augusto Maillard e o assentamento da estátua foi feito pelo engenheiro cearense dr. João Nogueira, que teve como principal auxiliar, o contramestre das oficinas da estrada de ferro e Baturité, sr. José Nunes.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
MAILLARD, Augusto
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891