Description
:
Medalha de prata comemorativa da inauguração da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O campo do anverso é constituído pela baía de Guanabara tendo, à direita, uma figura feminina sentada com o braço esquerdo apoiado em uma roda de leme e, com a mão direita, oferece flores a Mercúrio que está sentado, com o joelho esquerdo dobrado. No alto, um círculo ladeado de dois querubins envoltos em um panejamento: um querubim segura uma trombeta; o outro, um fecho de luz. Na orla, um círculo com inscrição e um caduceu. No exergo, as armas da cidade do Rio de Janeiro. O campo do reverso é constituído de um edifício de dois pavimentos que tem figuras humanas no alto. No arco superior, uma inscrição em três linhas. Separados por uma barra, uma roda denteada, uma âncora, um caduceu e uma cornucópia sobre uma palma e ramos de carvalho. Abaixo, a data.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Augusto Giorgio Girardet nasceu em 28 de novembro de 1855. Começou estudando com o pai e, depois, na Escola de Belas Artes de Roma. Em 1833, vai para Paris especializar-se em gravura em metal.
Em 1891, vem para o Brasil colaborar com a Casa da Moeda. Em 1892, por sugestão de Rodolpho Bernardelli, participou, vencendo o concurso para a cadeira de gravura de medalhas e pedras preciosas na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular até 1912, quando foi nomeado, novamente através da competição, professor real, ensinando até 1934. Naturalizou-se brasileiro e se tornou o maior medalhista no século XX.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
GIRARDET, Augusto Giorgio, 1855-1955
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO. BRASIL
GUANABARA, baía de. RIO DE JANEIRO. BRASIL