Description
:
Fruteira de vidro branco, esmaltado e dourado. Toda a decoração é feita na parte externa com exceção da reserva da borda, cuja decoração é interna. A borda possui cercadura de esmalte azul pontilhado, ladeado por frisos dourados e reserva octogonal circulada de filete dourado, tendo, ao centro, as iniciais "A L" em caracteres góticos, gravados a ácido, em fosco. Fundo ornamentado com seis folhas de parra intercaladas por racimos, gavinhas e pequenas folhas de videira de esmalte branco pontilhado. Na junção do prato com o pé (oco) há um filete dourado. Possui fuste esmaltado de azul pontilhado até a base circular, que é coberta por esmalte branco pontilhado, terminada por treze lóbulos e com cercadura constituída por filete e um friso dourado.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Os irmãos Henrique e Guilherme Sieber eram gravadores de vidros e cristais, vindos da Alemanha e estabelecidos inicialmente na rua Bourbon (antiga João Pessoa e atual Nelson de Sá Earp). Em 1862 mudaram-se para a rua do Imperador, 134. O viajante ou veranista que passasse por Petrópolis querendo levar uma lembrança do lugar, adquiria na Casa dos Irmãos Sieber, um copo de vidro, com a inscrição: "LEMBRANÇA DE PETRÓPOLIS".
AULER, Guilherme. Aspectos da vida social dos colonos. Tribuna de Petrópolis, Petrópolis, 04 ago.1957 LEVY, Fortunée. Vidros e Cristais. Anuário do Museu Imperial, Petrópolis. 1943 SANTOS, Francisco Marques dos. Geopolítica dos Municípios - Petrópolis Cem anos de Cidade (1857-1957)