Description
:
Copo de cristal branco para água. Possui borda com cercadura, constituída de ornatos em zigue-zague e trifólios. Na face anterior, as armas do monsenhor Cesar Roncetti: campo de prata, dois alfanjes postos em santor sobre um ramo de trigo, acompanhados em chefe por três estrelas postas em faixa; chapéu eclesiástico com cordão e dez borlas. Na face oposta, entre dois ramos de folhas cruzados, uma inscrição. Possui pé liso e base circular contornada de perolado.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Monsenhor Cesar Roncetti foi Internúncio Apostólico e Enviado Extraordinário da Santa-Sé entre os anos de 1876 e 1878. Mais tarde tornou-se cardeal.
Os irmãos Henrique e Guilherme Sieber eram gravadores de vidros e cristais, vindos da Alemanha e estabelecidos inicialmente na rua Bourbon (antiga João Pessoa e atual Nelson de Sá Earp). Em 1862 mudaram-se para a rua do Imperador, 134. O viajante ou veranista que passasse por Petrópolis querendo levar uma lembrança do lugar, adquiria na Casa dos Irmãos Sieber, um copo de vidro, com a inscrição: "LEMBRANÇA DE PETRÓPOLIS".
AULER, Guilherme. Aspectos da vida social dos colonos. Tribuna de Petrópolis, Petrópolis, 04 ago. 1957 LEVY, Fortunée. Vidros e Cristais. Anuário do Museu Imperial, Petrópolis. 1943 BARBOSA, Padre Manoel. A Igreja no Brasil CAMPOS, Raul Adalberto de. Relações Diplomáticas do Brasil de 1808 a 1912
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
SIEBER, Henrique
SIEBER, Guilherme
RONCETTI, Cesar, monsenhor