Description
:
Óleo sobre tela. Retrato de d. Pedro II em mais de meio-corpo, olhando para a frente, vestido de farda imperial: casaca bordada e calças brancas. Do lado esquerdo do peito, veem-se as placas da Ordem da Rosa, da Ordem Imperial do Cruzeiro e da Ordem de Cristo. Do pescoço pende uma fita vermelha com o tosão de ouro. A tiracolo está posta a banda de ordens brasileiras. Sob o braço esquerdo está colocado o bicorne de presilha, o galão e as plumas. Um reposteiro verde semeado de estrelas douradas cai à esquerda. No canto inferior direito, assinatura, local e data.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Cincinato Mavignier é francês, pintor, desenhista e professor ativo no Recife, em meados do século XIX. Especialista em retratos por duas vezes publicou no Diário de Pernambuco, oferecendo seus préstimos como retratista e como professor de desenho e pintura. (12/10/1848 e 20/01/1850). Em 1853, ganhou bolsa do imperador para cursar a Academia Imperial de Belas Artes. Porém, não concluiu os estudos por ter-se ausentado do Rio de Janeiro. Em 1854, o pintor se propunha fazer retratos de pessoas falecidas.
AULER,Guilherme. Os Bolsistas do Imperador. Tribuna de Petrópolis, Petrópolis. 1956 FREIRE, Gilberto. Um Engenheiro Frances no Brasil. Dicionário de Artes Plásticas. Brasilia: Instituto nacional do Livro, 1977 KOSSOY, Boris. Origens e Expansão da Fotografia no Brasil-Século XX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891
MAVIGNIER, Cincinato
ORDEM DA ROSA. BRASIL
ORDEM IMPERIAL DO CRUZEIRO. BRASIL
ORDEM DE CRISTO. PORTUGAL
ORDEM DO TOSÃO DE OURO. ESPANHA