Description
:
Estátua feita de gesso representando d. Pedro II idoso, vestindo sobrecasaca aberta com lapelas deitadas e colete abotoado do qual pende o “pince-nez”. Seu braço direito se encontra dobrado na altura do peito, com a mão parcialmente enfiada na abertura do colete; a mão esquerda segura uma bengala e uma cartola. Base quadrada assinada.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Amadeu Zani nasceu em Vanda, província de Rovino, Itália, em 1869, e faleceu em Niterói, no ano de 1944. Escultor e professor, veio para o Brasil em 1887, mudando-se, depois, para São Paulo. Trabalhou com Guardenzio Bezzi, autor do Museu Ipiranga. No Rio de Janeiro, foi discípulo de Rodolpho Bernardelli. Em viagem à Europa, estudou na Academia Colarossi, em Paris, e na Academia Rafael Senzio, em Roma. Foi professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e mestre de Humberto Gozzo. Participou do Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, nos anos de 1901, 1904 e 1911. Obteve a grande medalha de ouro no 1º Salão Paulista de Belas Artes. Entre suas obras, destacamos o monumento dedicado a Santos Dumont, que se encontra no aeroporto do Rio. Foi um dos fundadores da Academia de Belas Artes de São Paulo.
A maquete de um dos projetos do monumento para a praça D. Pedro II em Petrópolis ficou guardada na seção de obras da Câmara Municipal aguardando a chegada dos demais projetos. Segundo a edição de 16 de marçp de 1909 da Tribuna de Petrópolis, o artista teria oferecido o trabalho a comissão, mas o mesmo foi recusado em virtude do preço.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
ZANI, Amadeo
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891