Description
:
Pintura a óleo sobre tela da fazenda do padre Antonio Tomás de Aquino Corrêa. Ao fundo, ao pé da serra, a casa-grande e a capela contínua. Mais à frente, colonos e três carretas. Em primeiro plano, uma figueira que ocupa metade da tela. Obra assinada.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Padre Antonio Tomás de Aquino Corrêa era comendador da Ordem de Cristo e proprietário de extensas terras onde se explorava a agricultura para abastecer a cidade do Rio de Janeiro. Sua fazenda estava localizada na confluência dos rios Piabanha e Morto, e tinha divisa com a fazenda da Samambaia, propriedade que pertencia a sua irmã, Maria Brígida de Assunção, cujo filho mais velho, Luís Gonçalves Dias Corrêa, veio a ser o primeiro vigário de Petrópolis. Com a morte do padre, a fazenda passou para a sua irmã Arcângela Joaquina da Silva. Anos mais tarde foi sede do Sanatório Dom Pedro.
Friedrich Hagedorn nasceu na Alemanha, em 1814, e faleceu no mesmo país, em 1889. Chegou ao Brasil em 1850, fixando-se no Rio de Janeiro, onde montou seu ateliê. Viajou por várias cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de Salvador e Recife. Suas aquarelas e pinturas registram paisagens e vistas urbanas. Parte de sua produção brasileira encontra-se na The Hispanic Society of America, em Nova York, e a Biblioteca Nacional possui o valioso álbum "Views of Brazil" com 26 originais sobre o Rio de Janeiro e a serra de Petrópolis. Permaneceu por cerca de vinte anos no Brasil, e participou da 13ª e da 14ª edições da Exposição Geral de Belas Artes em 1859 e 1860.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
CORRÊA, Antonio Thomaz de Aquino, padre
COLÉGIO PADRE CORRÊA. PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. BRASIL
COLÉGIO PADRE CORRÊA ver PADRE CORRÊA, fazenda. PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. BRASIL
PADRE CORRÊA, fazenda ver COLÉGIO PADRE CORRÊA. PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. BRASIL