Description
:
Peça do traje majestático usado pelo imperador d. Pedro II. A veste é composta por peças mais novas, usadas pelo imperador em grandes solenidades, como a abertura e o encerramento da Assembleia Geral.
"Vestes da Sagração e Coroação – Para a sagração e coroação de D. Pedro II, a 18 de julho de 1841, foi criado um traje majestático, que veio a ser usado em seguida nas solenidades da abertura anual da Assembléia Legislativa". Teve o nome “Veste de Cavaleiro”, conforme publicação da época. "[...] O traje foi composto numa concepção romântica do que seria o traje de um cavaleiro do Renascimento para uma investidura solene. Na verdade, a calça de meia colante, é peça do último período da Idade Média e começos do século XVI; a veste e o chapéu, porém, apresentam uma solução convencional, conforme certa tradição existente nas cortes européias, acomodada às exigências do cerimonial e aos atributos e símbolos nacionais. À inspiração em peças de vestuário da época de Francisco I ou anterior, deu-se, de fato, na corte de França para as solenidades do Trono, como se vê no já citado retrato de Luís XIV, pintado por Rigaud. [...]
Na vestimenta composta para D. Pedro II há um toque de romantismo, próprio do momento, do que dá prova o chapéu, que nada tem de antigo, em seu feitio, suas plumas e símbolos: tope tradicional, coroa e rosa de brilhantes.
O traje é de grande distinção e elegância, causa admiração a qualidade dos tecidos, a perfeição dos lavores e bordados, o valor da pedraria e a riqueza das insígnias."
(Trabalho de J. W. Rodrigues publicado no anuário do Museu Imperial, vol.11, 1959.)