Description
:
Medalha de bronze em homenagem aos reis Albert e Elizabeth da Bélgica. O campo do anverso é constituído pelos bustos dos reis conjugados de perfil, em relevo. Na orla o nome de cada um. O campo do reverso é constituído pelo couraçado São Paulo. No exergo, local e data. A medalha possui suporte para argola.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Frans Huygelen nasceu em 1878 na cidade de Anvers e faleceu em 1940. Pintor e escultor da escola belga, seu trabalho é de estilo clássico ou helenístico. O governo muitas vezes recorreu a ele para realizar monumentos oficiais, principalmente nas comemorações da guerra, durante o período de 1914 a 1918.
Em 19 de setembro de 1920, o Brasil recebeu a visita do rei Alberto I, sua esposa, a rainha Elizabeth e seu filho, o príncipe Leopoldo. A medalha foi criada por iniciativa do Rei Albert I para comemorar a viagem, convite de Epitácio Pessoa para conhecer o país e agradecer pelo apoio dado a Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial. Os comandantes belgas vieram a bordo do couraçado São Paulo. Embarcaram em Zeebrugge no dia 11 de setembro do mesmo ano. Os soberanos conheceram Rio de janeiro, São Paulo e Minas Geraes, regressando a Bélgica em 16 de outubro de 1920, ainda a bordo do São Paulo. Esta medalha foi concedida apenas aos oficiais, suboficiais, marinheiros e civis brasileiros e belgas a bordo do navio de guerra durante esta viagem e entregue pelas mãos do embaixador especial Adolph de Max.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
HUYGELEN, Frans
ALBERTO I, rei da Bélgica
ELIZABETH, rainha da Bélgica