xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Lauro Nina Sodré e Silva nasceu em 17 de outubro de 1858 em Belém Pará. Filho de Antonio Fernando Sodré e Silva e de Dona Anna Check Nina Sodré e Silva, faleceu em 16 de junho de 1944.
Foi um menino precoce, que aos seis anos de idade já lia perfeitamente, e nos estudos que fez no Liceu Paraense, desde cedo mostrou propensão para estudos sociais e jurídicos, colaborando, ainda como escolar, na revista liceu "Esperança", e na "A Regeneração". Prestou exame para o curso jurídico, mas sendo menino pobre, não pôde custear a sua permanência nas faculdades da época, de Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. Entrou então para o 4º Batalhão de Artilharia, e assim para a Escola Militar do Rio de Janeiro.
Foi discípulo de Benjamin Constant, com quem aprendeu os ideais positivistas e republicanos. Ao final do curso, foi promovido a 2º Tenente, e neste posto conquistou a cadeira de Economia Política na Escola Superior de Guerra, sendo em 1884 promovido a 1º Tenente e designado Ajudante de Ordens do Comandante das Armas de Belém do Pará.
Republicano declarado foi transferido para o Mato Grosso em 1886, por ordem do conde D’Eu, porém acabou sedido para a Fortaleza de Santa Cruz, no Rio de Janeiro por Floriano Peixoto.
Teve parte atuante na Proclamação da República, sendo logo depois chamado por Benjamin Constant, para seu secretário na Pasta da Guerra e de Instrução. Algum tempo depois foi eleito Deputado pelo Estado do Pará, na Assembleia Constituinte, cargo que renunciou, quando, em 1891 foi eleito o primeiro Governador Constitucional pelo Pará.
Em 1897 foi eleito Senador Federal pelo Pará até 1902, e mudando-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se dedicar a maçonaria.
Na convenção do P.R.F. o nome de Lauro Sodré foi indicado para candidato á presidencia da República, em oposição a Campo Salles, mas o atentado a Prudente de Moraes, em que morreu estupidamente o Marechal Bitencourt, dispersou as forças da oposição.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
SILVA, Lauro Nina Sodré e, 1858-1944
BERTHOUD, Paul François, 1870-1939