Description
:
Litografia representando dona Leopoldina e o duque de Saxe. Ambos de frente, olhando na mesma direção. A duquesa usa vestido branco com os ombros à mostra, colar e brincos de pérolas; seus cabelos estão penteados em bandós. O duque fardado traz a banda da Ordem Imperial do Cruzeiro, a placa da mesma ordem e uma placa não identificada. Envolvendo toda a litografia, uma vinheta. Possui uma inscrição feita pelo próprio duque de Saxe atrás da moldura.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
A obra está emoldurada. Atrás da moldura, há uma inscrição manuscrita assinada pelo próprio duque de Saxe.
Sébastien Auguste Sisson (1824-1898) foi um artista francês do século XIX. Radicado no Brasil, trabalhou como impressor-litógrafo, caricaturista e editor. Foi discípulo de Joseph-Rose Lemercier (1803-1887), considerado um dos mais célebres impressores-litógrafos da Paris de meados do século. Especializado em retratos, abriu um ateliê na rua da Assembleia, 60.
Trabalhou para importantes revistas da época. Dois de seus trabalhos são especialmente apreciados: Álbum do Rio de Janeiro Moderno, com doze cromolitografias e Galeria dos Brasileiros Ilustres, onde Sisson apresenta retratos litografados dos homens mais ilustres do Brasil na política, ciências e letras daquela época, acompanhados da assinatura e biografia de cada personalidade.
Em maio de 1882, o governo nomeou Sisson "Cavaleiro da Rosa" devido aos serviços gratuitos prestados à Biblioteca Nacional na restauração de numerosas gravuras prejudicadas pelo tempo e pela traça.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
LEOPOLDINA, princesa do Brasil, 1847-1871
LEOPOLDINA, duquesa de Saxe-Coburgo-Gotha ver Leopoldina, princesa do Brasil, 1847-1871
LUÍS AUGUSTO, duque de SAXE-COBURGO-GOTHA, 1845-1907
SAXE-COBURGO-GOTHA, duque de ver Luís Augusto, duque de Saxe-Coburgo-Gotha, 1845-1907
SISSON, Sébastien Auguste, 1824-1898