Description
:
Medalha de prata comemorativa da inauguração do monumento erguido em homenagem a dom Pedro IV, em Lisboa. No campo do anverso, busto do soberano laureado e fardado de grande uniforme, trazendo pendente do pescoço, o colar de grã-cruz da Antiga e Muito Nobre Ordem da Torre e Espada, do Valos, Lealdade e Mérito, com a respectiva insígnia. À sua volta, uma legenda. No exergo, o nome do gravador. No reverso, orla com legenda. O campo é constituído por inscrição em uma coroa cerrada de folhas de louro e carvalho atada com fitas entrecruzadas em cima, embaixo e dos lados, ladeada de duas palmas que se ligam nas hastes. Exergo com dizeres.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
José Arnaldo Nogueira Molarinho nasceu em Guimarães no dia 25 de Setembro de 1828 no prédio nº 122 da rua das Lamelas, hoje rua Gravador Molarinho, e faleceu em 1907. Era filho de um ourives e viveu em Guimarães até os vinte anos, quando se mudou para o Porto onde trabalhou como ourives durante uma dezena de anos. Gravador e abridor de cunhos para medalhas, dedicou-se desde muito novo à Gravura, em que obteve assinalável renome. Visitou a Exposição de Paris de 1875, comissionado pelo governo.
Molarinho foi, de fato, um primoroso escultor apesar de não ter estudos, sendo conhecido, sobretudo pela excelência das suas gravuras.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO IV, rei de Portugal ver Pedro I, imperador do Brasil, 1798-1834
PEDRO I, imperador do Brasil, 1798-1834
MOLARINHO, José Arnaldo Nogueira, 1828-1907