Description
:
Medalha de prata comemorativa da Exposição de Horticultura. O campo do anverso é constituído pela efígie da princesa Isabel de perfil. Na orla, uma legenda e a data. O campo do reverso é constituído por uma inscrição dentro de um ramo de louro e uma legenda na orla.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Em 1875, a princesa Isabel e seu marido, o conde d’Eu ajudaram a organizar a primeira exposição de horticultura do país, realizada no começo do mês de fevereiro, em Petrópolis. O evento teve como diretores o comendador Paulino Afonso Pereira Nunes e o capitão Augusto Rocha Fragoso. A festa deveria mostrar o potencial da produção agrícola das terras imperiais que, desde sua ocupação, tinham sido vistas como uma promissora colônia agrícola a qual supriria a cidade do Rio de Janeiro de verduras e legumes.
O evento buscava ser solene e salientar toda a riqueza natural do solo das terras imperiais, e até mesmo fora de município houve a preocupação dos organizadores de arregimentar figuras ilustres que pudessem estar presentes na dita exposição e verificar o elevado grau de civilidade, europeísmo e qualidade dos produtos naturais que se verificavam na terra onde repousava a família real.
Para abrigar a amostra, foi construído um prédio de arquitetura eclética, inspirado no Palácio de Cristal de Londres, fabricado na França. Conhecido atualmente como Palácio de Cristal, foi tombado em 1957 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
EXPOSIÇÃO HORTÍCOLA DE PETRÓPOLIS, I. RIO DE JANEIRO. BRASIL
PALÁCIO DE CRISTAL. PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. BRASIL
ISABEL, condessa d'Eu ver Isabel, princesa do Brasil, 1846-1921
ISABEL, princesa do Brasil, 1846-1921