Description
:
Busto voltado ligeiramente à direita, olhando à frente. A imperatriz é retratada com cabelos castanho-escuros, penteados em bandós. Usa vestido preto de gola branca bordada e fechada na frente por broche de camafeu encastoado de ouro.
Embaixo, à esquerda, em vermelho, a assinatura e a data: "VIÉNOT / PINXIT ANNO/1868".
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Edouard Viénot nasceu em 13 de setembro de 1804, natural de Fontainebleu. Foi discípulo de Guérin e Hersent e compareceu aos salões de Paris entre 1831 e 1870. Anunciava-se como “Peintre de S. M. L’ Empereur Du Brásil” e tinha, assim como Jorge Henrique Morisset, discípulo de Cabanel, ateliê em Paris, localizado na rua da Vitória, nº 92. O alvará de 20 de agosto de 1869 nomeou Edouard Viénot, residente em Paris, “Retratista e fornecedor da Casa Imperial”, podendo anunciar nos seus papéis e alçar as armas imperiais no seu estabelecimento. A moldura é de madeira dourada. Na parte superior possui, em uma cartela fantasiosa, a esfera armilar circulada por ramos de café e tabaco, encimados pela coroa imperial.
AULER, Guilherme. Fornecedores estrangeiros da Casa Imperial. ed. Petrópolis: Vozes de Petrópolis, v. 14, fasc 1, p. 73, 1956.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
TERESA CRISTINA, imperatriz do Brasil, 1822-1889
VIÉNOT, Edouard