Description
:
Em mais de meio-corpo voltado ¾ à esquerda, olhando à frente, a imperatriz é retratada sentada, cabelos brancos presos por um coque no alto da cabeça, usando um par de brincos de pérolas e vestido negro com debruns vermelhos nos punhos e na gola da qual pende um pingente de ouro. Na mão direita, segura um leque entreaberto cujas varetas tocam a mão esquerda.
Na parte superior, à esquerda da tela, em tinta preta, lê-se: "Jne. Houssay".
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
BENEZIT, Edouard. Dictionnaire dês Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs. Paris, 1911-1913. Catálogo da Exposição de 1864, p. 9.
Josephine Houssay ou Houssaye, pintora de história, retratista e aquarelista, nascida em Nantes, a 25 de dezembro de 1840, era irmã do escultor Frederico Houssaye e foi aluna de Fleury e de Henner. Tinha estúdio localizado na rua dos Inválidos, nº 58/A. Estreou no salão de 1868 e foi sócia dos Artistas Franceses desde 1883. Obteve medalha de terceira classe em 1892 e medalha de prata nos Estados Unidos. Figurou na Exposição Geral de Belas Artes de 1864, com os seguintes quadros: 1) Retrato 2) Dito do Sr. F. H. nos sertões de Juquiá – Lembranças do mato virgem 3) Retrato do finado Dr. Sigaud, primeiro diretor do Instituto dos Cegos – miniatura.
A tela possui moldura de madeira dourada com ornatos de conchas, folhas de acanto e volutas e, ainda, uma etiqueta no centro da parte inferior, onde se lê: "S. M. l’Impératrice du Brésil".
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
TERESA CRISTINA, imperatriz do Brasil, 1822-1889
HOUSSAY, Josephine