Description
:
Dom Pedro I de corpo inteiro, voltado ¾ à esquerda e olhando para a direita. Cabelos ondulados, barba a "Souvarov", bigodes e mosca castanho-escuros. Usa farda de grande gala, colarinho alto e periquito brancos além de gravata preta de dar voltas. Nota-se, na manga esquerda, o tope da independência. Cinco placas condecoram o lado esquerdo do peito, sendo postas da seguinte maneira: duas, duas e uma, a partir do alto, seguindo o sentido da esquerda para a direita. A partir dessa orientação, podem-se identificar as placas como sendo da Ordem Imperial do Cruzeiro, das três ordens conjuntas (Cristo, São Bento de Avis e Santiago da Espada), da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da Ordem de Carlos III da Espanha e, por último, da antiga Ordem da Torre e Espada, do Valor e Lealdade. Na abertura da gola da casaca, sob o pregueado do periquito, vê-se uma fita vermelha da qual pende o Tosão de Ouro, abaixo da insígnia da Cruz de Malta do Grão-Priorado do Crato. Na cintura, faixa dourada de dar voltas, talim com duas carrancas, fecho com "S" de fiador do qual pende o sabre dourado que o imperador segura com a mão esquerda. Calções brancos de alçapão, botas de cano alto de couro, com esporas complementam a indumentária. À esquerda da tela, veem-se o globo terrestre e a mesa coberta por um pano verde onde se encontram um tinteiro, um bicorne, um livro e vários documentos manuscritos na seguinte ordem: Auto de juramento da [], [V]ereação [E]xtraordinária do dia 10 de jun[ho], Termo de vereança de 9 de janeiro de 1822, Apresentação [], Decreto [], Brazileiros [], Manifesto de S. A. R. o Príncipe Regente Constitucional e Defensor Perpétuo do Reino do Brazil. Pode-se verificar, ainda, que os documentos estão colocados sobre um mapa, com a seguinte legenda: "Possessoens Brazil / Imperio do Brazil / Carta da America". Tal mapa encobre, parcialmente, uma pasta de documentos que se encontra no chão, encostada à mesa. O piso é forrado por um tapete com ornatos geométricos e fitomorfos. À direita, encontra-se uma cadeira de talha dourada, tendo ao alto do espaldar as Armas do Império do Brasil; na tabela superior do encosto forrado de verde, a sigla "P I" e, no assento, almofada azul-clara. Ao fundo, ladeada à direita por colunas e um panejamento de brocado vermelho, vê-se trecho da baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar e a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Na parte inferior do dorso do mapa, à esquerda, a data da obra e assinatura do artista, em tinta preta: “H. J. Sª Pintor da Imperial Camara fecit. /1824”.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Ao ser examinada, no momento de sua chegada ao Museu Imperial (1968), verificou-se a existência de um anacronismo na tela. Esse fato foi identificado por ser a tela datada de 1824, mas retrata o imperador ostentando, na parte superior do lado esquerdo de sua casaca, a placa da Ordem de Pedro I, fundador do Império, criada em 16/04/1826.
Encaminhada à seção de restauração em 1969, o professor Edson Mota observou que havia, sob a condecoração, outra camada pictórica, com detalhes do bordado da casaca. Após diversos estudos e pesquisas chegou-se à conclusão de que a condecoração havia sido aposta depois do retrato pronto, optando-se, então, pela remoção da primeira camada, ou seja, da condecoração.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO I, imperador do Brasil, 1798-1834
SILVA, Henrique José da
ORDEM IMPERIAL DO CRUZEIRO. BRASIL
ORDEM DE CRISTO. PORTUGAL
ORDEM DE SÃO BENTO DE AVIS. PORTUGAL
ORDEM DE SANTIAGO DA ESPADA. ESPANHA
ORDEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILA VIÇOSA. PORTUGAL
ORDEM DE CARLOS III. ESPANHA
ORDEM MILITAR DA TORRE E ESPADA, DO VALOR, LEALDADE E MÉRITO. PORTUGAL
ORDEM DO TOSÃO DE OURO. ESPANHA
ORDEM DOS HOSPITALÁRIOS. PORTUGAL
GUANABARA, baía de. RIO DE JANEIRO. BRASIL
PÃO DE AÇÚCAR, morro do. RIO DE JANEIRO. BRASIL
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO. RIO DE JANEIRO. BRASIL
RIO DE JANEIRO. BRASIL
ORDEM DE MALTA. MALTA