Description
:
Busto de d. Pedro II voltado ¾ à direita, olhando à frente. Nessa tela, o imperador é retratado com olhos azuis, cabelos e barba loiros, vestindo uma sobrecasaca na qual traz a banda e a placa de Grã-Cruz da Ordem Imperial do Cruzeiro e o Tosão de Ouro. Nota-se, junto à narina direita, uma verruga.
Assinado e datado embaixo, à direita: VIÉNOT / PINXIT ANNO / 1868", em tinta vermelha.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
AULER, Guilherme. Fornecedores estrangeiros da Casa Imperial. ed. Petrópolis: Vozes de Petrópolis, v. 14, fasc 1, p. 73, 1956. BENEZIT, Edouard. Dictionnaire dês Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs. Paris, 1911-1913.
A moldura é dourada, cantonada por elementos fitomorfos e encimada por ramos de café e tabaco, que contornam uma cartela com a esfera armilar circulada por 17 estrelas sob a coroa imperial. Édouard Viénot natural de Fontainebleu, nascido a 13 de setembro de 1804, foi discípulo de Guérin e Hersent e compareceu aos salões de Paris entre 1831 e 1870. Anunciava-se como “Peintre de S. M. L’ Empereur Du Brásil” e tinha, assim como Jorge Henrique Morisset, discípulo de Cabanel, ateliê em Paris, localizado na rua da Vitória, nº 92.
Há, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, um retrato de d. Pedro II de corpo inteiro.
Notas: O alvará de 20 de agosto de 1869 nomeou Edouard Viénot, residente em Paris, “Retratista e fornecedor da Casa Imperial”, podendo anunciar nos seus papéis e alçar as Armas Imperiais no seu estabelecimento.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891
VIÉNOT, Edouard
ORDEM IMPERIAL DO CRUZEIRO. BRASIL
ORDEM DO TOSÃO DE OURO. ESPANHA