Description
:
Pertenceu ao barão de Mamoré. Ordem da Torre e Espada de cavaleiro, em prata. Estrela de cinco pontas esmaltada, circulada por ramos de louro também esmaltados e encimada por torre em prata, onde se prende a argola. Reverso com livro aberto no círculo central tendo, na página à esquerda, o escudo português esmaltado, e na página à direita, a legenda "CARTA CONSTITUCIONAL DA MONARQUIA". Orla esmaltada com a legenda "* PELO REI E PELA LEI". No verso, círculo central com espada circulada por guirlanda de louros trabalhada em relevo. Orla em esmalte com a legenda "* VALOR, LEALDADE E MERITO".
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Militar_da_Torre_e_Espada,_do_Valor,_Lealdade_e_M%C3%A9rito - http://www.ordens.presidencia.pt/?idc=176 - http://www.ordens.presidencia.pt/?idc=118 - http://ultramar.terraweb.biz/CTIGJoseMartins/A%20Torre%20e%20Espada%20_4_.pdf - POLIANO, Luis Marques. ORDENS HONORÍFICAS DO BRASIL. Pág. 94 a 101. Imprensa Nacional, RJ, 1943 - https://pt.wikisource.org/wiki/Diccionario_Bibliographico_Brazileiro/Ambrosio_Leit%C3%A3o_da_Cunha -https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambr%C3%B3sio_Leit%C3%A3o_da_Cunha - https://www.geni.com/people/Ambr%C3%B3sio-Leit%C3%A3o-da-Cunha-Bar%C3%A3o-de-Mamor%C3%A9/6000000016060544149 - http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3316-11-junho-1887-542925-publicacaooriginal-52597-pl.html
A Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito é a mais elevada ordem honorífica de Portugal e uma das mais antigas e exclusivas da Europa. Criada, provavelmente, em 1459, pelo rei d. Afonso V, foi renovada por d. João VI, enquanto príncipe regente, em 13 de maio de 1808, dia de seu aniversário e o primeiro comemorado no Brasil e, por d. Pedro IV, também como príncipe regente, em nome da sua filha, a rainha d. Maria II, em 28 de julho de 1832. Com a reforma da condecoração, a ordem passa a se chamar “Antiga e Muito Nobre Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito”, e d. Pedro IV ou Pedro I do Brasil passa a concedê-la também como mérito pessoal, feitos de armas, coragem e abnegação cívica, ou serviços prestados na carreira pública, com destaque para a carreira militar. Foi a única ordem honorífica que se manteve sempre ativa, mesmo no período de 1910 a 1917-18, quando as restantes ordens militares foram extintas. Atualmente, é concedida por decreto do presidente da República. A Ordem Militar da Torre e Espada tem seis graus: Grande-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O grau de Grande-Colar é outorgado, independentemente, de agraciamento aos antigos presidentes da República portuguesa no fim do mandato e, excepcionalmente, a chefes de Estado estrangeiros. / Ambrósio Leitão da Cunha nasceu em Belém do Pará, no dia 21 de agosto de 1821, e morreu no Rio de janeiro, em 5 de dezembro de 1898. Iniciou seus estudos em Direito, em Olinda, e formou-se em Ciências Sociais e Jurídicas pela Faculdade de São Paulo. Presidiu províncias do Império (1858 a 1867) como Pará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Serviu em diversos cargos da magistratura, além de ter sido deputado-geral e senador pela província do Amazonas. Em 1885, ocupou a pasta de ministro do Império no 34º gabinete. Era proprietário da fazenda Santana do Macabu, no município fluminense, onde hoje é Trajano de Moraes, uma das mais prósperas fazendas do estado em sua época. Comendador da Ordem da Rosa e da Ordem de Cristo, era gentil-homem da Casa Imperial e veador da imperatriz Teresa Cristina, recebendo o título de barão com grandeza de Mamoré. Casou-se com Maria José da Gama e Silva, viúva com um filho e nascida em Portugal, com a qual teve seis filhos. Um deles, Pedro, morreu quando, provavelmente, se encontrava trabalhando nas obras de construção da Estrada de Ferro do Madeira e Mamoré.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
CUNHA, Ambrósio Leitão da, barão com grandeza de Mamoré, 1821-1898
MAMORÉ, barão com grandeza de ver Cunha, Ambrósio Leitão da, barão com grandeza de Mamoré, 1821-1898
ORDEM MILITAR DA TORRE E ESPADA, DO VALOR, LEALDADE E MÉRITO. PORTUGAL