Description
:
Lente em metal fixada por parafusos em placa do mesmo material pertencente à parte frontal da câmera. Anel de ajuste do diafragma com tabela "F: 9 11 16 22" gravada. Na moldura da lente, a inscrição "Nº 602173 / VOIGTLANDER BRAUNSCHWEIG. / W.ZOW.Z.OBJEKTIV / 1:9 F= 18 CM".
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
https://en.wikipedia.org/wiki/Voigtl%C3%A4nder - http://camerapedia.wikia.com/wiki/Voigtl%C3%A4nder - http://historiccamera.com/cgi-bin/librarium2/pm.cgi?action=app_display&app=datasheet&app_id=1494 - http://www.ukcamera.com/classic_cameras/voigthis.html
Voigtländer foi uma empresa significativa e há muito estabelecida dentro da indústria óptica e fotográfica sediada em Braunschweig, Alemanha. Fundada em Viena, em 1756, por Johann Christoph Voigtländer, a empresa produziu instrumentos matemáticos, produtos mecânicos de precisão, instrumentos ópticos, incluindo instrumentos de medição óptica e óculos de ópera, e é o nome mais antigo de fabricantes de câmeras. Johann Christoph Voigtländer, filho de um carpinteiro, chegou a Praga em 1755 e a Viena no mesmo ano, e trabalhou de 1757 a 1762 na oficina de Meinick, que produzia instrumentos matemáticos. Através de suas realizações hábeis, a imperatriz Maria Teresa da Áustria concedeu a Voigtländer, em 1763, o chamado "Decreto de Proteção", dando-lhe liberdade para a fabricação de instrumentos matemáticos e um número não especificado de trabalhadores, sobre o qual a Voigtländer fundou sua própria fábrica. Em 1767, a Voigtländer inventou duas ferramentas importantes: um dispositivo linear para medidores naturais e afunilados e um dispositivo circular para elevação, astrolábio e cartografia, etc. Em reconhecimento às conquistas e à destreza da companhia, a Voigtländer recebeu, em 1797, uma chamada "Licença comercial nacional com todas as vantagens e privilégios". Esta licença privilegiou Voigtländer com o prestígio de exibir a águia imperial da monarquia dos Habsburgos, mas, acima de tudo, o direito de estabelecer escritórios de vendas em todas as grandes cidades do império. No mesmo ano, Voigtländer morreu e seu negócio familiar bem-sucedido foi continuado por sua viúva, seus três filhos e uma filha. A partir de 1840, o neto de Voigtländer, Peter Wilhelm Friedrich Ritter von Voigtländer, estabeleceu a "Voigtländer" como uma das principais empresas fotográficas de seu tempo na introdução e produção da lente objetiva de Petzval. Sobrevivendo por mais de um século, desde 1999 os produtos da marca Voigtländer foram fabricados e comercializados pela empresa japonesa de cosméticos e óptica Cosina, sob licença da RINGFOTO GmbH & Co., ALFO Marketing KG. Até hoje a Voigtländer continua sendo uma marca registrada internacionalmente conhecida oferecendo grande variedade de produtos fotográficos.