Description
:
Pertenceu à condessa de Paranaguá, Mathilde Simonard, casada com José Lustosa da Cunha Paranaguá. Varetas em madrepérola com ornatos entalhados e gravados. Folha em organdi com pintura a guache em reserva ao centro, representando cena romântica circundada por volutas bordadas em lantejoulas e ladeada por motivos florais. Verso sem decoração. Alça do eixo em metal e botão no mesmo material das varetas.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
http://blog.msmacom.com.br/joao-lustosa-da-cunha-paranagua/ - http://www.museuimperial.gov.br/informacoes-importantes.html?id=3
Mathilde Simonard nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro de 1862, e morreu na mesma cidade, em 6 de outubro de 1921. Neta do barão de São Vitor, era filha de Pedro Simonard e Carolina Resse. Casou-se com José Lustosa da Cunha Paranaguá em 17 de março de 1888. Filho do 2º marquês de Paranaguá, seu marido nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de julho de 1855, e morreu na mesma cidade, no dia 6 de janeiro de 1945. Nomeado presidente da província do Amazonas por carta imperial, no mesmo ano, assume a administração da província quando começa a construção do Teatro Amazonas. Durante os anos em que viveu no Amazonas, explorou a região do Amatari, o rio Cuieres e o rio Purus. Também por carta imperial, foi nomeado presidente da província de Santa Catarina. Recebeu da Santa Sé o título de conde de Paranaguá, e de seu casamento com Mathilde Simonard, só teve um filho, Pedro Paranaguá.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PARANAGUÁ, José Lustosa da Cunha, conde de PARANAGUÁ, 1855-1945
PARANAGUÁ, conde de ver Paranaguá, José Lustosa da Cunha, conde de Paranaguá, 1855-1945
SIMONARD, Mathilde, condessa de PARANAGUÁ, 1862-1921
PARANAGUÁ, condessa de ver Simonard, Mathilde, condessa de Paranaguá, 1862-1921