Description
:
Tampo de mármore, redondo, com cena da Ilíada em esmalte colorido a fogo, onde aparece Aquiles arrastando o cadáver de Heitor diante das muralhas de Troia. Soldados gregos aparecem em segundo plano, e, ao fundo, o rio Sperkios. Ladeando a cena, contas esmaltadas e cercadura em mármore escuro. Pés em forma trípode em mogno decorados com apliques ovalados em bronze apresentando cisnes, grinaldas e folhas de acanto.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
http://brasilescola.uol.com.br/historiab/abdicacao-dom-pedro-i.htm / https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdica%C3%A7%C3%A3o_de_Pedro_I_do_Brasil / http://escolakids.uol.com.br/abdicacao-de-d-pedro-i.htm / http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/abdicacao-d-pedro-i.htm / http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8921-a-abdica%C3%A7%C3%A3o-de-d-pedro-i-o-contexto-hist%C3%B3rico / https://www.infoescola.com/historia/abdicacao-de-dom-pedro-i/ / https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil / http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/cinco-curiosidades-sobre-d-pedro-i.htm / https://www.suapesquisa.com/biografias/d_pedro_i.htm / http://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/personagem/dom-pedro-i-o-heroi-de-dois-paises.phtml / https://educacao.uol.com.br/biografias/d-pedro-1.jhtm
Pedro de Alcântara foi o primeiro imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831. Também foi rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa, a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim, um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil. Como príncipe regente, após a partida de seu pai para Portugal, fez a independência da colônia lusa na América em 7 de setembro de 1822. Após a morte de d. João VI, em 1826, d. Pedro é designado rei de Portugal pela regente d. Isabel Maria, sua irmã mais velha, e outorga aos portugueses a Carta Constitucional de 1826, sendo coroado d. Pedro IV, abdicando a seguir, em favor de sua filha, d. Maria da Glória (futura rainha d. Maria II). Incapaz de lidar com problemas no Brasil e em Portugal, d. Pedro parte para a Europa em 1831, abdicando o trono brasileiro em favor de seu filho Pedro, que se tornaria o segundo imperador do Brasil. Em solo europeu, a guerra civil travada entre liberais, liderados por d. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão d. Miguel, que também pretendia o trono, adiou a coroação de d. Maria até 1834, ano da morte do primeiro imperador do Brasil.
Logo após a independência do Brasil, proclamada em 1822, pelo príncipe regente d. Pedro, seguiu-se uma série de conflitos militares e políticos no Brasil que objetivavam assentar as bases do novo governo sob regime imperial. Esse novo governo foi fundamentado na Constituição de 1824, que legitimou d. Pedro como imperador do Brasil, tornando-o, então, Pedro I e dando a ele o controle sobre os outros partidos através do Poder Moderador. E foi justamente esse poder que tornou o Primeiro Reinado um período com muitas crises políticas, pois o novo imperador apoiava seu governo, nesse primeiro momento, ao absolutismo monárquico, algo que irritava muito a oposição. Além disso, a perda da Guerra da Cisplatina, a crise financeira e a desvalorização da moeda desgastavam a figura do imperador. Na Europa, a situação também não era diferente, pois, com a morte de d. João VI e sendo Pedro o herdeiro do trono, isso também gerava uma nova tensão no Brasil. Com o episódio da chamada Noite das Garrafadas, na volta de d. Pedro ao Rio de Janeiro vindo das Minas Gerais, o imperador decide abdicar ao trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho d. Pedro de Alcântara quando este ainda contava somente 5 anos de idade. No bilhete de sua abdicação está escrito: “Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho, o Sr. D. Pedro de Alcântara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro”.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO I, imperador do Brasil, 1798-1834
PEDRO IV, rei de Portugal ver Pedro I, imperador do Brasil, 1798-1834