xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
Princesa Isabel, apelidada de "A Redentora", foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Como herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial; casou-se, em 1864, com o príncipe francês Gastão, conde d'Eu. A princesa serviu três vezes como regente do Império brasileiro, enquanto seu pai viajava pelo exterior. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar de a ação ter se mostrado popular, houve forte oposição à sua sucessão ao trono. A monarquia brasileira foi extinta em 1889, e a princesa e sua família foram exiladas na Europa. Isabel morreu na França, em 14 de novembro de 1921, aos 75 anos de idade, sem nunca ter retornado ao Brasil. Sendo inicialmente enterrada em solo francês, seus restos mortais, juntamente com os de seu marido, foram repatriados para o Brasil em 1953 e enterrados, definitivamente, em 1971, na Catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade de Petrópolis, ao lado de seus pais, d. Pedro II e d. Teresa Cristina. / Na última década do período imperial no Brasil, a questão da escravidão era um ponto importante a ser resolvido, pois o país vivia num contexto de instabilidade e tensão social. A luta abolicionista que vinha sendo travada desde meados do século XIX era questão importante a ser solucionada, causando preocupação, mas levou à promulgação de leis que tentaram adiar uma solução definitiva, como a Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários. A Lei Áurea foi apresentada, formalmente, ao Senado Imperial pelo então ministro da Fazenda, Rodrigo Augusto da Silva, em 11 de maio de 1888. Debatida em sessões, foi votada e aprovada em primeira votação, em 12 de maio e, de forma definitiva, em 13 de maio. No mesmo dia, foi levada à sanção da princesa regente do Brasil, d. Isabel, que assinou, juntamente com o ministro, a lei que aboliu a escravatura no país. / Com apenas dois artigos: “Art. 1º É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” e “Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário”, a Lei Áurea foi assinada pela princesa regente d. Isabel no Paço da Cidade, no Rio de Janeiro, com uma pena de ouro ofertada em nome do povo brasileiro e entregue à princesa durante a solenidade de assinatura, segundo o “Jornal do Senado” do dia 14 de maio de 1888. Desde então, a pena, confeccionada especialmente para o ato, ficou nas mãos dos descendentes da princesa até ser incorporada ao acervo do Museu Imperial.
/ “Brevetè SGDG” era o nome dado a uma patente na França até o ano de 1968. O termo significa "Breveté Sans Garantie Du Gouvernement" e traduzido significa: "Patente sem garantia do governo". É uma menção legal que alivia o Estado de qualquer responsabilidade pelo efetivo funcionamento do dispositivo patenteado. Esta menção foi estabelecida pela lei de 1844, que afirma que as patentes são emitidas "sem exame prévio, sob o risco e perigo dos demandantes, e sem qualquer garantia da realidade, a novidade ou o mérito da invenção, ou a fidelidade ou precisão da descrição”. Muitos países aderiram a este sistema de registro ao longo de muitos anos para um simples exame formal.
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/princesa_isabel.htm - https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil - https://en.wikipedia.org/wiki/Dip_pen - http://www.infoescola.com/biografias/princesa-isabel/ - http://www.theroyalforums.com/forums/f213/isabel-princess-imperial-of-brazil-1846-1921-and-prince-gaston-of-orl-ans-16964.html - http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/lei-aurea/ - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea - http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/lei-aurea-e-aprovada-em-primeira-votacao-no-senado/ - http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/arquivos_jornal/arquivosPdf/encarte_abolicao.pdfhttps://www.terra.com.br/noticias/brasil/lei-aurea-o-final-de-uma-luta-que-comecou-bem-antes-de-1888,b326e15ffd0f5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html - https://de.wikipedia.org/wiki/Brevet%C3%A9_S.G.D.G. - https://books.google.com.br/books?id=BXGSAgAAQBAJ&pg=RA1-PA144&lpg=RA1-PA144&dq=mallat+(jb.)&source=bl&ots=HmC2FiDGLR&sig=oYyU5KuEM9RF4niSvE0kqsGjNRA&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwicg5fo3J3YAhUKl5AKHcfjCPs4ChDoAQg_MAM#v=onepage&q=mallat%20(jb.)&f=false
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
ISABEL, princesa do Brasil, 1846-1921
ISABEL, condessa d'Eu ver Isabel, princesa do Brasil, 1846-1921
LEI ÁUREA (1888)
J. B. MALLAT. FRANÇA