Description
:
Pertenceu à nora do major Júlio Frederico Koeler, Berthe Dournay Koeler, casada com Rodrigo de Lamare Koeler. Leque de baralho com varetas lisas em madrepérola arredondadas nas extremidades. Passa-fitas na parte superior. Verso similar. Alça do eixo em metal com pedras incrustadas de arremate. Borla em fio de seda decorada com fios metalizados e conta em madeira.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Frederico_Koeler - http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/488-julio-frederico-koeler-1804-1847 - http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JulioFre.html
Julio Frederico Koeler ou Julius Friedrich Koeler nasceu em Mont-Tonnerre, na França, em 1804, e morreu em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 1847. Tendo recebido educação militar em sua terra natal, emigrou para o Brasil em 1828 para fazer parte do Corpo de Estrangeiros, sendo incorporado na arma de Engenharia do Exército Imperial, com a patente de primeiro-tenente. Com a devida licença eclesiástica, por ser membro da Igreja Luterana, casou-se em 24 de fevereiro de 1830 com d. Maria do Carmo Rebelo de Lamare, de cuja união veio o filho Rodrigo. Quando o governo brasileiro decidiu afastar os batalhões estrangeiros a serviço do Império, Koeler solicitou sua naturalização e a aguardou na condição de engenheiro civil a serviço da província do Rio de Janeiro. Em 1833, foi reincorporado ao exército, dentro do qual chegaria ao posto de major, participando de diversos projetos importantes, como a estrada que ligava Niterói ao norte da província e a ferrovia da Serra da Estrela. Juntamente com o mordomo da Casa Imperial (equivalente ao chefe da Casa Civil atual), Paulo Barbosa da Silva, foi responsável pela criação da cidade de Petrópolis, primeiro povoamento planejado do Brasil.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
KOELER, Júlio Frederico, 1804-1847
KOELER, Rodrigo de Lamare, ?-?