Description
:
De manufatura oriental, varetas em metal filigranado com aplicações de esmaltes variados. Varetas mestras com ornamentação similar. Folha em papel com trabalho em folha de ouro e pintura a guache representando uma parada militar no Paço Imperial e um desfile naval em frente ao Chafariz da Pirâmide, na cidade do Rio de Janeiro, em comemoração ao aniversário de d. João VI. Acima da cena, as Armas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves por trás de uma pomba de cujo bico pende uma fita com a legenda "DIA 13 DE MAIO". Verso com motivos florais pintados a guache. Botão do eixo em metal.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_VI_de_Portugal - http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/joao6.html -
Filho de d. Maria I e de d. Pedro III, d. João VI nasceu em Lisboa, no dia 13 de maio de 1767 e faleceu na mesma cidade, no dia 10 de março de 1826. Casou-se em 1785 com d. Carlota Joaquina, infanta de Espanha, filha de Carlos IV e de Maria Luísa de Parma. A partir de 1792, assegurou a direção dos negócios públicos, devido à doença mental da mãe, primeiro em nome da rainha, e a partir de 1799, em nome próprio, com o título de Príncipe Regente. O seu reinado decorre numa época de profundas mutações em escala mundial e em escala nacional: Revolução Francesa e a consequente guerra europeia, Bloqueio Continental, campanha do Rossilhão, guerra com a Espanha e a perda de Olivença. Com a invasão francesa, foge com a corte portuguesa para o Brasil, onde permanece durante 14 anos. Em 20 de março de 1816, com o falecimento da rainha e sua mãe d. Maria I, abre-se caminho para o regente assumir o trono. Mas embora passasse a governar como rei desde o dia 20, a sua sagração não se realizou de imediato, sendo aclamado rei de Portugal, Brasil e Algarves quase dois anos depois, no dia 6 de fevereiro de 1818, no Rio de Janeiro. Enquanto esteve no Brasil, até 1821, seu aniversário era comemorado com grande festividade, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. De volta a Portugal, o dia 13 de maio já era celebrado como dia de "Grande Gala" desde antes de 1820, mas a partir de 10 de maio de 1822, passou a ser adotado como "Dia de Festividade Nacional".