Description
:
Varetas entalhadas em madrepérola com representação de motivos orientais. Varetas mestras com trabalho de entalhe na parte inferior, no mesmo tema. Folha em papel com acabamento na borda superior em folha de ouro e com decoração impressa metalizada ao estilo Empire. Ao centro, oleogravura com efígie de d. Pedro II dentro de uma reserva circular. O imperador, na época da maioridade, ostenta o Tosão de Ouro e a banda da Ordem da Cruz. À sua direita, o rio Amazonas e à esquerda, o rio Paraná, também dentro de reservas. Verso com as Armas do Império do Brasil, ao centro, ladeadas por arranjos florais. Alça do eixo em metal com botão em madrepérola.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-description-notes
http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242439 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_da_Maioridade - http://www.rodrigotrespach.com/2016/08/18/a-maioridade-de-d-pedro-ii-salvou-o-imperio/
A Declaração da Maioridade de d. Pedro II ocorreu em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, pondo fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar maior idade ao jovem Pedro II antes que completasse 15 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para d. Pedro II, para que este, embora inexperiente, pudesse pôr fim às disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo no país. D. Pedro foi coroado imperador em 18 de dezembro de 1841, aos 15 anos de idade.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-onomastico
PEDRO II, imperador do Brasil, 1825-1891
ALCÂNTARA, Pedro de ver Pedro II, imperador do Brasil, 1825-1891
CHINA